Orçamento de energia solar: entenda como fazer esse cálculo

Veja o que considerar para o orçamento de energia solar e dê o primeiro passo para a economia e sustentabilidade!

Data de publicação: 16/04/2024

A transição para a fonte solar vem conquistando cada vez mais empresas no Brasil, devido aos inúmeros benefícios que proporciona. Nesse sentido, o primeiro passo para ingressar nesse mercado renovável é realizar corretamente o orçamento de energia solar.

Trata-se de um processo em que são levantadas informações sobre a demanda e condições para adotar uma nova fonte de energia. Muito além dos custos, é preciso avaliar diversos requisitos para um negócio atrativo e que atenda com excelência.

Neste post, você vai entender como fazer o cálculo e o que considerar para o orçamento de energia solar. Continue lendo e entenda quais as vantagens de atuar no Mercado Livre de Energia e as melhores soluções para a sua empresa!

Quais são as vantagens da energia solar na empresa?

A energia solar é uma das mais importantes da matriz energética brasileira, classificada como renovável, limpa e sustentável. Uma das fontes que mais cresce no Brasil e está presente desde residências até nas pequenas, médias e grandes companhias.

Regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, a geração de energia solar proporciona diversos benefícios tanto para a empresa, que tem a oportunidade de economizar, quanto para o meio ambiente, com a redução na emissão de poluentes.

Confira, a seguir, quais são as vantagens que a transição para a fonte solar de energia oferece às organizações!

Economia

A conta de luz é um dos custos fixos mais elevados em uma empresa e pode impactar diretamente no caixa. Por isso, a transição para a fonte solar é uma oportunidade para reduzir em até 30% o valor da conta de luz, com a mesma qualidade no fornecimento.

Com a ascensão do Mercado Livre de Energia, essa possibilidade é ainda mais atrativa e não exige investimentos em sistemas fotovoltaicos próprios. Ou seja, é possível negociar e alcançar uma economia que será crucial para o orçamento.

Sustentabilidade

Para empresas que buscam adotar a sustentabilidade e a responsabilidade social, utilizar uma fonte solar é um grande passo. Afinal, consiste em uma fonte inesgotável e que contribui para a descarbonização e preservação dos recursos naturais.

Além de facilitar as certificações, como o I-REC e o Selo Solar, é um fator que beneficia a imagem da empresa, especialmente por transmitir maior responsabilidade com o meio ambiente e com a redução dos gases causadores do efeito estufa.

Praticidade

Ao contrário do que muitos gestores pensam, migrar para uma fonte solar é algo possível e prático para pequenas, médias e grandes empresas. A partir de 2024, empreendimentos com conta de luz acima de 10 mil reais podem trocar o fornecedor de energia.

Antes disso, apenas empresas com consumo acima de 50 mil reais poderiam utilizar outra fonte de energia e encerrar o vínculo com a concessionária local. Uma flexibilidade essencial para beneficiar diversas organizações na busca pela economia e sustentabilidade.

Qual a melhor forma para adotar uma fonte solar?

Há diversas soluções disponíveis no mercado que viabilizam a adoção da fonte de energia solar. A empresa pode investir, por exemplo, em um sistema fotovoltaico próprio, seja on-grid ou off-grid, com placas solares instaladas no local para a geração de energia.

No entanto, adquirir um sistema fotovoltaico para gerar e atender toda a demanda exige um alto investimento. Por esse motivo, atuar no Mercado Livre de Energia é uma opção que se destaca pela praticidade, economia e eficiência.

Consiste em um ambiente livre em que a empresa pode negociar diretamente com um novo fornecedor de energia. Desse modo, não terá mais o contrato com a concessionária local, apenas para utilizar a rede de transmissão.

No Mercado Livre de Energia, é possível contratar uma usina solar para ser a nova fornecedora de energia, em condições negociáveis. Uma oportunidade para empresas que desejam utilizar a energia renovável e alcançar descontos na conta de luz.

Como calcular um orçamento de energia solar?

A realização dos orçamentos é uma das etapas mais importantes da transição para uma fonte solar de energia. Nesse processo, são consideradas informações relevantes sobre a demanda, objetivos, custo-benefício e tipo de solução mais apropriada.

Por essa razão, alguns critérios devem ser analisados com cuidado para garantir que o negócio atenda às necessidades — em serviços confiáveis e pensados para garantir um fornecimento de energia de qualidade, livre de transtornos.

Veja tudo que você precisa analisar no orçamento de energia solar!

Entenda qual a sua demanda de energia

Antes de tudo, você deve calcular o consumo de energia elétrica na empresa e a qual grupo ela pertence — Grupo A (média e alta tensão) ou Grupo B (baixa tensão). Esses dados são cruciais durante a elaboração do orçamento para o fornecimento de energia.

Procure uma empresa especialista

Com as informações sobre o consumo e a conta de luz atual, procure uma empresa especialista em soluções para energia solar. Priorize uma organização que já seja consolidada no mercado e ofereça serviços inovadores no mercado elétrico.

Simule qual será sua economia

Para ter maior previsibilidade sobre a redução dos custos após a transição para a energia solar, não deixe de fazer uma simulação. Trata-se de uma ferramenta útil para otimizar a negociação e apontar as soluções que atendam às necessidades.

Conheça as soluções EDP para energia solar!

Há mais de 20 anos no setor de energia brasileiro, a EDP é uma empresa global, presente em 29 mercados internacionais. Focada em inovação, é especialista em energia solar e oferece soluções para empresas de todos os portes.

Na EDP, você encontra processos transparentes e confiáveis voltados para o Mercado Livre de Energia e para a Geração Distribuída. São soluções que permitem ter acesso a usinas solares modernas e sem precisar realizar investimentos iniciais significativos.

O Solar Digital é um serviço de geração distribuída, onde empresas são conectadas à usina solar EDP sem precisar de instalações ou custos de adesão. Basta assinar a quantidade de energia para atender as demandas e ter descontos na conta de luz.

Para grandes empresas que já estão no Mercado Livre, a EDP oferece a Energia Solar Autoprodução, que garante um atendimento exclusivo. O fornecimento de energia será efetuado por uma usina solar e gera um desconto atrativo na fatura mensal.

Simulador de economia EDP

Se você deseja ter previsibilidade, a EDP disponibiliza o simulador de economia, que demonstra o quanto a sua empresa reduzirá custos de fato. Em um processo digital e descomplicado, é o apoio que precisa para um orçamento claro.

Veja um passo a passo simples para simular sua economia com a energia solar EDP:

  • Passo 1:  acesse o site e insira seus dados de contato;
  • Passo 2: selecione o tipo de simulação, simples ou completa (esta última requer o envio da sua fatura de energia);
  • Passo 3: preencha os dados de consumo;
  • Passo 4: confirme a veracidade dos dados e confira o resultado da sua simulação.

Após analisar o resultado, você pode solicitar uma proposta comercial e um dos especialistas da EDP entrará em contato. Uma alternativa confiável e prática para ter um atendimento personalizado e aderir ao melhor da energia solar por assinatura.

Com a EDP, você tem apoio de profissionais qualificados em todo o processo regulatório da sua empresa no Mercado Livre. Sobretudo, com as melhores condições, previsão fixa dos gastos e a garantia de uma energia limpa e certificada.

O processo de orçamento de energia solar exige análises técnicas e negociações para uma transição que atende às expectativas em todos os sentidos. Portanto, conte com soluções inovadoras e apoio especializado para utilizar a fonte solar sem transtornos.

Você gostou de saber como fazer o orçamento de energia solar? Não espere mais para ter a solução perfeita para a sua empresa! Acesse nosso site, faça agora mesmo a simulação de economia e garanta um bom desconto na conta de luz!

Artigos relacionados